04 de Setembro de 2010

ILHA DA MADEIRA

A Madeira, oficialmente designada por Região Autónoma da Madeira é um território português dotado de autonomia política e administrativa através do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira, previsto na Constituição da República Portuguesa. A Madeira faz parte integral da União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União, conforme estabelecido no artigo 299.º-2 do Tratado da União Europeia.

O arquipélago foi descoberto pelos portugueses, nomeadamente Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidou a ilha com o nome Madeira devido à abundância desta matéria-prima. Primeiro, foi descoberta a ilha de Porto Santo (1418), por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira; depois, a ilha da Madeira (1419), com Bartolomeu Perestrelo, que acompanhava de novo João Gonçalves Zarco.

É um Arquipélago bastante turístico durante todo o ano, devido ao seu clima com temperaturas amenas tanto no Inverno como no Verão e também famoso pelo seu espectacular fogo-de-artifício no reveillon, classificado como o maior espectáculo pirotécnico do mundo na passagem de ano de 2006 para 2007, assim como pelo seu vinho licoroso característico conhecido mundialmente Vinho Madeira, pelas suas flores e pelas suas paisagens com montanhas abruptas, vales verdejantes e floridos, o panorama do mar e das escarpas do litoral e pelas suas praias de areia dourada da Ilha do Porto Santo.

CIDADE DE MACHICO

Em Julho de 1419 João Gonçalves Zarco e Tristão "das ilhas" desembarcaram na formosa praia de Machico. Dava-se, assim, início à gloriosa epopeia dos descobrimentos portugueses. Aqui, foi celebrado a primeira missa na Madeira, por padres franciscanos, no dia da visitação de Santa Isabel (2 de Julho) que acompanharam a expedição, como agradecimento e regozijo da descoberta.

Muitas hipóteses se têm levantado acerca da origem do nome de Machico. A mais conhecida, e não menos polémica, reside na lenda romântica dos malogrados amantes ingleses Robert Machim e Ana d´Arfet. O nome desta localidade parece que advém da palavra Machim.

GOLF

Sobranceiro à baía de Machico, onde desembarcaram os primeiros marinheiros portugueses, situa-se o Clube de Golf do Santo da Serra, onde poderá usufruir de um espectacular e completamente novo campo com 27 buracos, redesenhado em 1991 pelo famoso arquitecto de golfe Robert Trent Jones. Neste local onde o golfe e a natureza vivem em perfeita harmonia poderá competir e ou mesmo tempo tirar o máximo prazer.

PASSEIOS A PÉ E LEVADAS

A Ilha da Madeira é sem dúvida um jardim flutuante, um verdadeiro paraíso para os amantes da botânica. Ao atravessar a floresta primitiva através das suas levadas, poderá conhecer espécies únicas no mundo, extintas no resto da Europa durante o período glaciar e que aqui são conservadas graças a um suave clima sub-tropical. poderá caminhar em agradáveis carreiros bordejados de hortênsias, orquídeas e estrelícias, por vertentes talhadas em suaves socalcos cultivados de milho e de trigo, e atravessar os túneis laboriosamente escavados na rocha para conduzir a água das levadas. Poderá ainda surpreender-se com a grande variedade da vegetação que envolve os carreiros por onde passa. Ao Subir o alto do Pico Ruivo (1862m) avistará uma imponente paisagem rochosa e selvagem no silêncio do ar fresco. Depois poderá passear por caminhos de montanha na tranquilidade dos prados salpicados de flores silvestres. Irá conhecer os carreiros solitários da Ponta de São Lourenço apreciando uma espectacular paisagem de falésias rochosas que mergulham a pique no oceano. Aí poderá fazer um banho em pequenas baías de água límpida.

publicado por SuzyDias às 13:28

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


pesquisa no blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


subscrever feeds
subscrever feeds
blogs SAPO